Projeto

O LIFE Montado-Adapt é um projeto de impulso à adaptação dos Montados em Portugal e Espanha, que tem como principal objetivo atenuar as consequências das alterações climáticas nessas propriedades, melhorando a sua sustentabilidade do ponto de vista económico, social e ambiental.

O Montado é um habitat criado e mantido pelo Homem, classificado como habitat de interesse comunitário pela Diretiva Habitats, com estatuto de conservação desfavorável . Ocupa 1 milhão de hectares em Portugal e 3.5 milhões em Espanha, constituindo a principal paisagem cultural no sul da península ibérica, responsável pela fixação de população no interior dos países e pela prestação de diversos serviços dos ecossistemas, essenciais à Humanidade.

A manutenção deste sistema agroflorestal e pastoril, seminatural, depende da conservação da diversidade estrutural e funcional dos mosaicos que o compõem, estando estes determinados pelo sistema agrícola que se pratica.

Assim o projeto LIFE MontadoAdapt propõe uma abordagem integrada entre os usos culturais, procurando sinergias entre atividades que melhorem os sistemas de produção, assegurem os meios de subsistência, apoiem a conservação da biodiversidade e sustentem os serviços Ecossistémicos. A metodologia de planificação utilizada intitula-se Sistema Integrado de Gestão do Montado (SIGM).

Cada SIGM representará a visão e situação de partida específica de cada exploração e gestor, no entanto, está assente nos seguintes princípios:
        Diversificação da produção vegetal com alternância de estratos, culturas e variedades optando pelas mais resistentes a condições climáticas adversas;
        Manutenção do sistema integrado agrossilvopastoril, com a promoção de culturas de ciclo curto em articulação com culturas de ciclo médio, longo e muito longo;
        Conservação ou restauro do solo e da água, pela melhoria da fertilidade e estrutura do solo, bem como da qualidade e quantidade de água disponível;
        Salvaguarda e melhoria das funções da biodiversidade do Montado através do restauro da diversidade e complexidade estrutural do sistema;
        Assegurar a viabilidade económica das explorações através da redução de custos e do aumento de receitas por via da diversificação de produtos e serviços do Montado.